Plano de gestão dos ativos naturais costeiros de Ncala
Download:
Related ICLEI Pathway(s)
About
Resource summary
Globalmente, inundações, erosão, e eventos climáticos extremos afetam milhões de pessoas vulneráveis todos os anos, causando sofrimento e perdas significativas às economias. Em 2011, as perdas seguradas causadas por desastres naturais atingiram um valor recorde, prevendo-se que os seus impactos aumentem devido às alterações climáticas e ao crescimento populacional.
Isto já aconteceu em Moçambique, quando em 2019 as cidades costeiras do país sofreram dois grandes eventos ciclónicos, com prejuízos no valor de bilhões de dólares.
Os habitats costeiros e marinhos (ativos naturais costeiros), em particular os recifes de coral e os manguezais, podem reduzir substancialmente a exposição e a vulnerabilidade a eventos extremos e proporcionar proteção natural dos riscos associados às alterações climáticas. Apesar deste conhecimento, o valor destes sistemas ou ativos como “infraestrutura verde” ainda não é plenamente reconhecido e continuam a ser degradados e perdidos. Os ativos costeiros encontrados no Município de Nacala são ricos e diversificados e proporcionam importantes oportunidades económicas e sociais para a sua população. As comunidades desenvolveram uma forte dependência neles para alimentação, recreação, combustível, materiais de construção, transporte , oportunidades comerciais e renda. Os recursos costeiros também facilitaram a criação de emprego e a elevação económica geral nesta região.